A cultura de segurança de processo é definida pela CCPS como “a combinação de valores e comportamentos do grupo que determinam a maneira pela qual a segurança de processo é gerenciada”. É importante entendermos que uma boa cultura de segurança de processo é possivelmente alcançável quando tem o envolvimento direto da alta gestão, pois os lideres da cultura de segurança não são apenas definidos por sua posição, mas são pessoas que têm a característica inerente de defender ações seguras e influenciar outras pessoas para o mesmo, levando à progressão positiva da cultura de segurança. Os valores e expectativas de segurança de processo de uma organização podem ser evidentes para muitos funcionários, mas, para serem eficazes, esses valores e expectativas devem ser comunicados de forma clara para todos.
Segundo a CCPS, uma cultura de segurança de processo se desenvolve quando um grupo identifica determinadas atitudes e comportamentos que fornecem benefícios comuns a seus membros, no caso atitudes e comportamentos que sustentam o objetivo de processos operacionais mais seguros. Em uma cultura saudável, os valores profundamente aprendidos, são refletidos nas ações do grupo e a expectativa é que a media que novos funcionários são agregados ao grupo, os mesmos endossem tais valores a fim de permanecerem como parte do grupo. Quando o grupo reforça tais atitudes e comportamentos, e se acostuma com os benefícios dos mesmos, essas atitudes e comportamentos integram-se ao sistema de valores do grupo.
A falha no sistema de gerenciamento de segurança de processos pode frequentemente ser relacionada a deficiências culturais. A cultura de segurança de processos de uma empresa é uma determinante significativa de como a empresa lidará com questões relativas ao controle de riscos de processos, É comum uma cultura de segurança de processos inadequada, termos cenários com baixa atribuição de valores à segurança de processos, baixo emprego de recursos para controle de riscos ou mesmo negligencia dos sinais menores de problema de segurança, sendo assim, consideramos 5 pontos como fundamentais para identificação e garantia de uma boa cultura de segurança de processos que são:
- A empresa tem como um valor indispensável e também um dos seus principais: Operações seguras;
- É dado foco as falhas potenciais que podem levar a uma compreensão clara dos riscos e dos meios de controla-los;
- Disponibilidade de recursos proporcionais aos riscos percebidos que procura controlar;
- Enfatiza o aprendizado com a experiência passada, a fim de impedir problemas futuros;
- Os funcionários estão envolvidos em identificar riscos e em decidir como eles devem ser resolvidos, tomam atitudes para controlar as ameaças, sem envolvimento da gerência.
Uma cultura bem sucedida não depende apenas da exigência, mas sim de novas atitudes e comportamentos comunicados e reforçados, na busca que tais atitudes e comportamentos tenham resultados de sucesso e que todos os membros desse grupo possam reconhecer e apreciarem esses resultados.
FONTE: Livro Segurança de Processo Baseada em Risco
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