A área da estética é um dos setores que mais cresce no mundo e movimenta grandes valores em economias. No Brasil, a indústria de beleza e estética é a terceira maior do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e China. Entretanto, o gerenciamento de resíduos produzidos por clínicas de estética tem sido um desafio para muitos empreendedores desse ramo.
Os resíduos gerados por clínicas de estética e beleza apresentam um grande risco de transmissão de doenças e infecções. Isso porque os equipamentos e materiais utilizados nos tratamentos estão em contato direto com sangue, pelos, cabelos, unhas, cutículas e outras secreções. Além disso, muitos desses resíduos são classificados como perigosos e perfuro cortantes, o que requer um gerenciamento específico.
Segundo a legislação brasileira, todas as clínicas de estética e beleza são consideradas geradoras de Resíduos de Serviço da Saúde (RSS) e, por isso, precisam implementar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço da Saúde (PGRSS). O PGRSS é um documento que tem como objetivo minimizar a produção de resíduos e garantir um encaminhamento seguro e eficiente, a fim de proteger os trabalhadores envolvidos, preservar a saúde pública e os recursos naturais do meio ambiente.
O PGRSS deve ser elaborado por um profissional responsável, de acordo com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº 12.305/2010 e com as resoluções CONAMA nº 283/01, CONAMA n° 358/05 e ANVISA RDC 306/04. A não implementação do PGRSS pode acarretar em penalidades enquadradas como Crimes Ambientais, de acordo com o Art. 29 da Resolução Conama 358/05.
Além de estar em conformidade com a legislação, a implementação do PGRSS traz diversos benefícios para o estabelecimento, tais como: enquadramento na legislação ambiental vigente, redução de desperdícios e riscos de acidentes, descarte correto dos resíduos, diferenciação no mercado, marketing verde, responsabilidade social e ambiental, melhoria da higiene, prevenção e controle dos impactos ambientais, proteção dos trabalhadores envolvidos e preservação dos recursos naturais, do meio ambiente e da saúde pública.
A elaboração do PGRSS pode parecer um desafio para muitos empreendedores, mas é um passo fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores, clientes e do meio ambiente. A PWB Engenharia é uma empresa especializada em gestão ambiental e oferece serviços de elaboração do PGRSS, além de consultorias para o gerenciamento de resíduos em clínicas de estética. Entre em contato conosco pelo e-mail comercial@pweengenharia.com.br ou pelo telefone 71 98176 0543 e saiba como podemos ajudá-lo a garantir a segurança e a sustentabilidade do seu negócio.
Deixe um comentário