Você sabia que há perfis diferentes para assimilar informações? São eles os auditivos, visuais e os cinestésicos.
Os auditivos são aqueles que assimilam melhor as informações através dos sons, sejam eles através de podcasts, vídeos, palestras, ou seja, conhecimento transmitido pela fala e captado pela audição.
Os visuais têm a visão como foco da sua aprendizagem, assimilando informações através de gráficos, fluxogramas, mapas mentais, imagens etc.
Os cinestésicos assimilam informações através de exemplos práticos, experiências reais ou simuladas.
Com base nestas informações, como podemos perceber o processo de aprendizagem de cada colaborador? Como podemos alinhar suas habilidades cognitivas com os treinamentos para potencializar a aprendizagem?
Para responder a primeira pergunta eu sugeriria um questionamento ao colaborador que o permitisse responder objetivamente sem constrangimento ou temor. A resposta para a segunda pergunta deveria passar pelas dinâmicas de treinamento como, por exemplo, o reconhecimento do EPI com mímica.
Uma sugestão de dinâmica é a seguinte: os membros do SESMT devem anotar, em um pequeno pedaço de papel, diversos nomes de EPI’s que os funcionários utilizam na sua rotina e colocá-los dobrados em uma caixa. A ideia desta dinâmica é separar os funcionários em grupos para que, um por vez vá até o centro ou local de destaque para retirar um papel que contenha o nome de um EPI. Agora, o funcionário deverá fazer uma mímica sobre o EPI para que os membros do seu grupo descubram de qual EPI estamos tratando. É interessante que os membros da CIPA/SESMT determinem um tempo limite para que o funcionário faça a mímica e o grupo descubra. É possível utilizar música para que a atividade seja mais divertida.
Outra ideia para melhorar a dinâmica, é que, assim que o grupo descobrir de qual EPI é a mímica, algum membro do grupo fale sobre a importância daquele EPI na rotina ou até mesmo algum depoimento sobre como aquele EPI o ajudou ou alguma curiosidade sobre aquele EPI. Esta dinâmica ajuda a todos a identificarem a importância que os Equipamentos de Proteção Individual têm para a saúde e segurança de todos.
“A mente é um instrumento multifacetado, de múltiplos componentes, que não pode, de qualquer maneira legítima, ser capturada num simples instrumento estilo lápis e papel. Portanto, a necessidade de se repensar os objetivos e métodos educacionais torna-se profunda (TRAVASSOS, 2001).”
O uso de recursos e metodologias diferenciadas ajudam não apenas na compreensão de determinados conteúdos, mas também, auxilia no envolvimento do colaborador com o treinamento. Compartilhe conosco a sua experiência. Deixe um comentário explicando como você tem lidado com esta circunstância.
Fonte: TRAVASSOS, Luiz Carlos Panisset. Inteligências múltiplas. Revista de biologia e ciências da terra, 2001.
Deixe um comentário