Além de nuvem tóxica, outro evento possível em uma instalação petroquímica são os incêndios em poça. De forma simplificada, este tipo de acidente ocorre quando há perda de contenção de produtos inflamáveis ou combustíveis líquidos em equipamentos como tubulações, tanques, vasos de pressão por exemplo, e há o contato com uma fonte de ignição.
CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS E DE PROJETO O tanque em estudo encontra-se instalado em uma área de tancagem da planta petroquímica. Além deste, existe no seu entorno outros com características diversas relacionadas a construção estrutural e conteúdo. A presente composição torna o estudo da influência dos possíveis cenários fundamental para o planejamento de resposta a emergência.
CONHECENDO OS PERIGOS
Utilizando a metodologia de Análise Preliminar de Perigos (APP) presente na Norma Técnica P4.261: Risco de Acidente de Origem Tecnológica – Método para decisão e termos de referências da CETESB, realizam-se estudo dos possíveis cenários acidentais, causas, consequências, observações e, realizando a caracterização da severidade. Veja abaixo:
Como resultado da análise, percebe-se que os cenários acidentais durante a operação do equipamento possuem severidade III, a segunda mais alta de acordo com a metodologia da técnica APP. Entre as observações, a execução do plano de resposta a emergências foi recomendada.
DETERMINAÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS DO CENÁRIO – INCÊNDIO EM POÇA
Para a determinação das consequências do cenário acidental para utilização do software ALOHA, foi realizado levantamento de dados relacionados ao local de instalação da unidade industrial. Entre estes podemos citar as coordenadas georreferenciadas do ponto de vazamento (altitude, coordenadas, elevação) e os parâmetros atmosféricos (velocidade do vento, direção do vento, instalação, condições do tempo, temperatura do ar, parâmetros de umidade).
Além disso, foram incluídos os dados do produto, tipo de equipamento, tipo de evento, diâmetro da abertura de vazamento, tipo da abertura (furo/válvula/dreno), nível do produto no tanque e os parâmetros radiação térmica. A tabela abaixo contém os dados utilizados.
A perda de contenção do produto químico inflamável do tanque e o seu consequente incêndio ocorre através de um rompimento do flange de uma válvula de 6” no tanque cilíndrico vertical, a uma altura de 1,50m do fundo do tanque. No momento da ocorrência, foi considerado que o tanque está 100% cheio com temperatura interna de 27,2 ºC.
As chamas atingiram 50 metros, com uma taxa de queima de 5.400 kg/min. Além disso foram queimados cerca de 312.785 kg do produto durante uma hora de cenário. A poça se espalhou em um diâmetro de 31 metros. Em relação à radiação térmica provocada pelo incêndio, a figura abaixo mostra as as zonas de ameaça determinadas pelo ALOHA.
A determinação das zonas nos mostrou que a área vermelha teve 99 metros de diâmetro. Essa área é considerada potencialmente letal, com uma radiação térmica 10kW/m². A zona em laranja teve 131 metros de diâmetro, com radiação térmica de 5 kW/m². Nessa zona há a possibilidade de haver queimaduras de segundo grau. Já a terceira zona em amarelo, corresponde a um diâmetro de 191 metros com radiação térmica de 2kW/m², podendo causar danos menores.
CONCLUSÕES
Análise dos dados apresentados nos mostrou a forte influência que o evento incêndio em poça pode provocar na instalação industrial. Observando as zonas de alcance na planta, além do tanque mencionado outros poderiam ser atingidos pela radiação térmica. Podemos citar outros tanques de nafta que estão próximos ao sul desse tanque, tanques de diesel tratado do lado leste e um tanque de nafta petroquímica localizado a oeste do tanque com sinistro. De acordo com a radiação térmica emitida, estudos secundários de acidentes com característica de cadeia ou sequência chamados de “efeito dominó” podem ocorrer. A probabilidade de acometimento pode ser avaliada de acordo com estudos realizados, a exemplo deste trabalho.
O estudo das consequências também pode servir de alternativa para futuros projetos. A abrangência dos eventos influencia as escolhas relacionadas a novos projetos. Citam-se as alternativas ligadas à localização desses equipamentos na planta, especificação dos equipamentos a serem instalados nas redes de combate a incêndio, localização de equipamentos auxiliares como conjuntos de respiração autônoma, entre outros.
Deixe um comentário