Um dos pilares da Gestão de Segurança de Processo de acordo com o CCPS – Center for Chemical Process Safety está no aprendizado com a experiência. Esse aprendizado muitas vezes é comprometido pela ausência de dados relacionados a esses acidentes. No Brasil, ainda existe um órgão que possa estruturar informações relacionados a acidentes industriais. Apesar disso, alguns setores, autarquias e sindicatos patronais ou de trabalhadores tentam, ainda que de forma isolada, contribuir com informações relacionadas a acidentes.
Dessa forma, baseado no apêndice 2 do livro “O que houve de errado?” de Trevor Kletz, mostraremos abaixo 4 razões pelas quais relatórios de acidentes devem ser publicados.
01 Faz parte da nossa missão como prevencionistas
Uma das bases da conscientização das pessoas está no aprendizado com o passado e o bom profissional deve usar isso ao seu favor. Não precisa citar aonde (empresa) ou quem foi acidentado, mas COMO o acidente ocorreu. Quais foram as suas causas, consequências e quais seriam as formas de prevenção que deveriam ser adotadas para que eles não ocorressem.
02 Informação gera compartilhamento que gera mais informação
Quando você compartilha algo com alguém, a pessoa se sente à vontade em também compartilhar informações com você. Da mesma forma quando compartilhamos em grupo, sejam em treinamentos, palestras, artigos ou ainda nas redes sociais. A informação em relação sobre a prevenção de acidentes de processo se propaga rapidamente.
03 Quando uma empresa sofre um acidente, todas as outras também são afetadas
A imagem negativa que um grande acidente industrial não se limita somente a empresa que foi atingida diretamente. A reputação das concorrentes também é afetada, principalmente na relação com clientes e acionistas. Sendo assim, quanto mais as companhias compartilharem suas experiências, mesmo as negativas, todas ganham.
04 Relatórios de acidentes possuem grande impacto
A possibilidade de esquecimento de quem lê um relatório é menor. Mais do que um artigo, uma nota ou uma notícia, um relatório de acidente gera maior impacto sobre o leitor. Baseados nesses as empresas podem fazem reconstituições em vídeo, além de alertas e apresentações institucionais para melhorar a assimilação do conteúdo e ajudam na prevenção de novos eventos.
Importante destacar que existe a necessidade de preservação da imagem da empresa em momentos de crise e o cuidado com a informação é importante. Apesar disso, estruturar a comunicação de acidentes mostra transparência para a clientes, acionistas, poder público e sociedade.
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Paulo Renato Soares, criador do canal Bombeiros Industriais, é Engenheiro Mecânico Industrial (UPE) e de Segurança do Trabalho (Uninassau). Mestre em Engenharia de Produção (UFPE), atua como Téc. em Segurança do Trabalho na Gerência de SMS da Refinaria Abreu e Lima (PETROBRAS) na área de Preparação e Respostas a Emergências. Pesquisador na áreas de Segurança Industrial, com ênfase em Prevenção e Controle de Emergências Industriais, Gerenciamento de Riscos Tecnológicos e Realidade Virtual voltada para Segurança de Processo.
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