Como toda iniciativa de segurança a CIPA só funciona na empresa se a empresa tiver maturidade para permitir o funcionamento, e se a CIPA for instruída e apoiada para tal.
SÓ O TREINAMENTO, NADA MAIS!
A maioria das CIPAs recebem apenas o treinamento de CIPA e nada mais! Esquecemos o que a NR 4 determina, a CIPA deve ser apoiada em suas eventuais necessidades. E vamos ser sinceros, ingenuidade é acreditar que um treinamento por ano forma alguém.
Se você recebe um treinamento de 20 horas dificilmente conseguirá reter todo o conteúdo que foi ministrado. Se receber um treinamento em janeiro, é provável que em abril só se lembre das dinâmicas e do lanche. Nós limitados que somos, esquecemos o conteúdo e perdemos a motivação tão logo o tempo vai passando.
E SE A CIPA ACABASSE?
Tirar a CIPA das empresas como muitos “profissionais de SST querem” é reduzir a atenção à segurança em mais de 90% das empresas.
Mais de 90% das empresas não possuem SESMT, mas somente a CIPA. Então por mais ineficiente que a comissão for (e normalmente não por culpa dela), ainda assim é melhor a CIPA do que a não CIPA.
A EFETIVIDADE DA CIPA É REFLETO DA ATENÇÃO DADA A SST
Assim como um filho precisa ser educado pelos pais e é reflexo dos pais, a CIPA acaba somente sendo reflexo do que a empresa é e faz no tocante a SST.
Numa empresa que não se importa em cumprir o cronograma de ações do PPRA/, que não valoriza o SESMT, que não fortalece sua Brigada de Incêndio, ou seja, que não faz o básico! Empreende a atenção que a CIPA precisa?
Normalmente nada de SST funciona bem quando a empresa possui uma cultura de segurança imatura.
Me mostre uma CIPA que não funciona e eu com alguma análise do cenário mostro facilmente onde a empresa colaborou para que ela não funcionasse… Falta de acompanhamento, falta de respostas às solicitações da comissão, falta de plano de trabalho, ausência de apoio da liderança, tudo isso pode estar envolvido.
Uma CIPA de sucesso não nasce em árvore! É uma construção diária, o problema é que poucas empresas e poucos SESMTs estão dispostos a empreender a energia necessária para fazer a comissão funcionar.
Uma CIPA atuante faz bem para toda gestão de SST, ajuda a aumentar os comportamentos seguros, cria sentimento de pertencimento, diminui acidentes e doenças do trabalho. É uma joia preciosa e vale o esforço.
As pessoas só apoiam aquilo que ajudam a criar. Entenda o seu cenário, envolva as pessoas, persista, e se necessário peça ajuda.
Reflita comigo, o que você e sua empresa tem feito para ter uma CIPA vibrante, produtiva, atuante?
Essa reflexão pode ser dura e difícil, mas é necessária para quem desejar ir ao próximo nível na melhoria da SST da empresa. Comece hoje mesmo a cuidar melhor da sua CIPA e o resultado positivo será mera consequência!
Deixe um comentário