Neste artigo, apreenderemos de maneira rápida e objetiva qual a importância de uma empresa ter o PGRS elaborado e para quem se aplica! Neste sentido, como a própria sigla já diz, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico elaborado por profissionais habilitados (engenheiros sanitaristas e ambientais ou biólogos) que informa sobre a gestão e o tratamento de resíduos da sua empresa, seguindo a regulamentação ambiental.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n.º 12.305/2010), o PGRS tem que descrever todos os procedimentos que a empresa realiza, além daqueles que serão implementados para promover o gerenciamento dos resíduos nas etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final.
Mas, afinal por que elaborar, quais os benefícios e o que consta no documento?
Todos os geradores, sejam estes, de pequeno, médio ou grande porte, são obrigados a elaborarem e implantarem o PGRS e se fazê-lo cumprir segundo o tipo de resíduo gerado no estabelecimento.
Os benefícios de elaborar um PGRS consiste em: controlar e reduzir os impactos ambientais no meio ambiente; adequação a normas vigentes e minimização de problemas legais com a vigilância sanitária; redução de custo e desperdício; sustentabilidade; redução de riscos com acidentes ambientais no trabalho.
No PGRS, deve estar descrito o local, a atividade, a classificação e a quantidade de resíduos gerados, quantidade de funcionários do empreendimento, quantidade de setores e afins. E, como os resíduos são acondicionados e armazenados, bem como o nome dos responsáveis pelo transporte, tanto interno como externo.
Desta forma, sejam estes: shoppings, supermercados, farmácias, construtoras, clínicas de estética, odontológica ou veterinária entre outros. Todos devem elaborar o PGRS segundo o que dispõe à legislação, e assim garantir que todos os resíduos gerados no empreendimento sejam encaminhados para destinação final ambientalmente adequada.
Além do cenário descrito acima, a implantação do Plano tem como principal finalidade diagnosticar possíveis pontos de geração excessiva de resíduos, propor medidas de redução e orientar a correta segregação deles, evitando que os resíduos sejam destinados de forma inadequada, acarretando diretamente no aumento dos custos de destinação e possíveis problemas ao meio ambiente e à saúde humana.
Portanto, o PGRS é de suma importância e obrigatório para diversos estabelecimentos, com a implementação deste documento você evita problemas com a vigilância sanitária e demais órgãos fiscalizadores, além de estar contribuindo para uma problemática mundial que é o gerenciamento de resíduos.
Ficou alguma dúvida a respeito do PGRS, não sabe se seu empreendimento necessita? Fale conosco! Temos uma equipe multidisciplinar qualificada e preparada para atendê-lo.
E-mail: comercial@pwbengenharia.com.br
WhatsApp: (71) 98176 0543
Deixe um comentário