Os principais desafios de uma organização em buscar um sistema de gerenciamento de processos eficaz normalmente estar ligado a pontos como, compreensão do risco adequadamente detalhado e apropriado; seleção das métricas de desempenho apropriadas; implementação de disciplina necessária para a manutenção das métricas de desempenho estabelecida; desenvolvimento da confiança e a integridade organizacional e por fim, mas não menos importante, superar a resistência para realização de mudanças no sistema de gestão já estabelecido tradicionalmente.
No artigo anterior estudamos a abordagem das estratégias baseadas em normas e na conformidade, agora abordaremos as outras duas estratégias que são as baseadas em melhoria continua e em risco. Conforme quadro demonstrativo abaixo.
ESTRATEGIAS:
- Estratégia Baseada em Normas
- FUNDAMENTAÇÃO: O que devo fazer?
- Estratégia Baseada na Conformidade
- FUNDAMENTAÇÃO: O que tenho que fazer?
- Estratégia Baseada na Melhoria Continua
- FUNDAMENTAÇÃO: Com base na minha experiencia, como posso melhorar?
- Estratégia Baseada em Risco
- FUNDAMENTAÇÃO: Como posso lidar melhor com o risco?
GESTÃO DE SEGURANÇA BASEADA EM MELHORIA CONTINUA:
Segundo a CCSP – Center for Chemical Process Safety, essa é uma estratégia tradicional baseada em melhoria continua que utiliza indicadores de resultados para definição de um histórico de desempenho, a CCSP considera que esse modelo funciona bem quando existe uma relação de alta responsabilidade entre um processo de negócios e um ou mais indicadores de resultados. Mas a estratégia tende a não obter sucesso quando os indicadores operados têm seus dados baseados em eventos de baixa frequência. O que podemos considerar que a ausência de acidentes ou outros eventos de perdas não indicam necessariamente que o sistema de gerenciamento esteja funcionamento de forma satisfatória.
Importante perceber que esse modelo demonstra seu crescimento visível em razão dos diversos programas de gestão de qualidade total, o que fazem muitas organizações aplicarem a mesma ênfase em melhoria contínua nos programas de Segurança de Processo.
GESTÃO DE SEGURANÇA BASEADA EM RISCO
Essa é uma abordagem onde a informação do risco é utilizada para determinar o nível de esforço e a atenção da gestão que é apropriada para os riscos identificados. Nesse modelo de gestão a organização cumpre com as exigências regulatórias e aplica de modo apropriado, as lições aprendidas através da experiência na empresa ou na indústria, continuando a utilizar os indicadores de resultados para ajudar a conduzir seu programa de Segurança de Processo.
A compreensão dos perigos e riscos, o monitoramento de um conjunto de indicadores de tendência e de resultados, e a condução periódica das análises de gestão ajudam os gestores a destacar os pontos fortes, a identificar as fraquezas e a empregar ações corretivas em tempo hábil.
Engo. Wilson Borges
CEO da PWB Engenharia; Engenheiro de Petóleo e Gás e Ambiental e Téc. de Segurança do Trabalho
FONTE: Livro Segurança de Processo Baseada em Risco
Deixe um comentário