Se já vimos em um artigo passado detalhes sobre o evento S-1060, e claro, já entendemos que esse evento se destina a descrever o ambiente de trabalho. Mas normalmente surge a pergunta: É nesse evento que descrevemos todos os riscos a que o trabalhador está exposto? Não, ainda não! Mas é no evento S-2240 que vamos detalhar esses riscos e mais algumas informações que serão fundamentais e representa uma excelente gestão de SST.
Como disse, nesse evento descrevemos quais os riscos presentes nos ambiente (ambientes descritos no evento S-1060) e além disso, é aqui que vinculamos cada trabalhador, ou seja, esse evento é momento onde vou reunir todas as informações do ambiente, as atividades desenvolvidas pelo trabalhador e a quais riscos o mesmo está exposto.
Sendo mais detalhista, esse é o momento onde você registra, através da data, quando foi que esse trabalhador começou suas atividades nesse ambiente (ambiente do evento S-1060), em seguida será registrada a “Descrição das Atividades Desempenhadas”. Ao informar essas atividades, informaremos também quais os “Fatores de Risco” ao qual o trabalhador está exposto, nesse momento você buscará essa informação na Tabela-23, ou seja, você não descreverá no sentido de montar um texto, mas sim informará um código que está na tabela citada, e também você identificará se essas atividades desempenhadas são caraterizadas como “Insalubre”, “Perigosa” ou “Ensejadora de Aposentadoria Especial” essas caracterizações serão mediante as informações da Tabela-28. E claro, no caso de ausência de fator de risco, existe um código especifico na Tabela-23 para isso também.
Esse evento retrata com muita relevância as questões relacionadas a higiene ocupacional, será aqui que você informará se sua avaliação de agentes nocivos foi quantitativa ou qualitativa, os limites de tolerância calculado para os agentes específicos, identificado se a atividade é insalubre, perigosa e/ou ensejadora de aposentadoria especial, além de informações detalhadas do responsável por esses registros ambientais, será também informado a existência e eficácia na neutralização dos riscos ao trabalhador através de EPC´s e EPI´s. Para os EPI´s será tomado informações relevantes como Descrição, C.A.- Certificado de Aprovação e sua respectiva validade, Periodicidade de troca e higienização.
Esse evento oferece uma percepção mais nítida de dados que são de registros obrigatórios no velho conhecido “PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário”, ou seja, os dados disponibilizados nos eventos de SST no e-Social reforça a importância que a gestão de SST tem que dar aos dados da higiene ocupacional que são informados no PPP.
Estaremos disponibilizando uma série de artigos, que trarão uma abordagem detalhada de cada evento de SST.
Engo. Wilson Borges
CEO da PWB Engenharia; Engenheiro Ambiental e Tec. de Segurança do Trabalho
Deixe um comentário